psicologia diversidades
Introdução
Há escolas que são gaiolas e há escolas que são asas. Escolas que são gaiolas existem para que os pássaros desaprendam a arte do voo. Pássaros engaiolados são pássaros sob controle. Engaiolados, o seu dono pode levá-los para onde quiser. Pássaros engaiolados sempre têm um dono. Deixaram de ser pássaros. Porque a essência dos pássaros é o voo. (ALVES, Rubem, Gaiolas ou Asas, 2004)
O presente trabalho tem como objetivo analisar as crônicas do Livro “A Escola Que Sempre Sonhei Sem Imaginar Que Pudesse Existir”, de Rubem Alves, e compará-lo com a abordagem de ensino psicodinâmica (psicanalítica), que tem como base as teorias de Sigmund Freud.
Levar-se-á em conta temas como a insatisfação de Rubem Alves para com o ensino tradicional, seu encantamento pelo método de ensino da Escola da Ponte (localizada em Portugal e fundada por José Pacheco), sua opinião sobre a função do professor na educação da criança, a teoria psicanalítica de Sigmund Freud,a divisão da mente em três partes: id, ego e superego,os limites da ação pedagógica (proibições e permissões), a perspectiva freudiana sobre transferência e como isso influência a relação professor-aluno.
Como forma de exemplificar esses temas, o trabalho