A diversidade da psicologia
Primórdios e fundamentos o comportamentalismo tem como objetivo principal o estudo do comportamento, este estudo tem sido chamado de Behaviorismo, que compõem 3 tendências : Behaviorismo Cognitivo, Behaviorismo Metodológico e Behaviorismo Radical.
Behaviorismo Cognitivo: Pressupõe que ha relação entre o mundo, como externo ao individuo, o que faz determinar seu comportamento no ambiente. Assim, existe uma percepção que da significado aos eventos ambientais.
Behaviorismo Metodológico: Realça procedimentos do comportamento em relação com o meio ambiente, conhecido como psicologia S-R, onde S operacionaliza o ambiente e R o comportamento.
Behaviorismo Radical: Difere-se dos dois anteriores, entende por comportamento relações do organismo com o ambiente, o homem determina e constrói os adjetivos que serão particularesde cada um no ambiente.
O Behaviorismo surgiu nos EUA com WATSON que fundou uma nova escola de pensamento para a psicologia.
No inicio o comportamentalismo de Watson não havia sido reconhecido, porém, em 1920 algumas universidades começaram a oferecer cursos sobre este assunto.
Watson afirmava que a consciência não tinha o menor valor para a psicologia do comportamento, rejeitando veemente esse conceito. Além disso, alegava que ninguém jamais "havia visto, tocado, cheirado, experimentado ou transferido de um lugar para outro a consciência. A sua definição não passa de mera suposição tão improvável quanto o processo consciente, era irrelevante e sem valor para a ciência do comportamento.
Não foi Watson quem deu origem a essas idéias básicas do movimento behaviorista; elas já vinham sendo desenvolvidas há algum tempo, tanto na psicologia quanto na biologia.
Em muitos aspectos, a posição de Skinner era uma renovação do behaviorismo de Watson.
Embora Hull também fosse considerado um rigoroso behaviorista, há diferenças entre suas visões e as de Skinner. Enquanto Hull enfatizava a importância