psicologia e diversidade humana
Anteriormente procurou-se compreender o ser humano a partir da sua constituição biológica. Investigou-se a sua origem remetendo-a para o encontro do espermatozóidecom o óvulo. Tentámos desvendar o mistério de quem somos a partir desse encontro inicial, procurando compreender o modo como as características da espécie são transmitidas e o que nos distingue de todosos outros. O processo de desenvolvimento aprofunda essas diferenças no jogo das interacções com o meio ambiente. Privilegiámos a influência da participação num meio social e cultural nesse processode diferenciação. Compreendeu-se que a história pessoal de cada um se constrói dia a dia num complexo jogo de fatores.
Chegados ao fim deste tema que se intitula A entrada na vida, cabe-nos refletirsobre a riqueza da diversidade humana.
As fotografias que se seguem envolvem um conjunto de seres humanos que, como nós, apresentam características comuns que nos distinguem dos outros animais: alocomoção bípede, mão dotadas de um polegar oponível capazes de manipularem objetos com destreza e precisão, um cérebro altamente desenvolvido que possibilita, por exemplo, o raciocínio abstrato,alinguagem, as emoções complexas, a consciência de si próprio. Todos têm necessidades regulares de comer, beber e dormir. Todos nascem, crescem, envelhecem e morrem. Choram, riem, ficam doentes. Todosnecessitaram de se desenvolver em contextos socioculturais específicos para se poderem tornar no que hoje são.
Camarões Finlândia Vietname
Provêm de lugares distintos do planeta e sabeminterpretar os sorrisos e as expressões uns dos outros. Todos cantam, dançam, vivem integrados em grupos sociais, participam em jogos.
Se estas são algumas das características comuns que podemos esperarencontrar neste grupo, é também fácil registarmos algumas das suas prováveis diferenças: não só terão diferentes alturas, pesos e cor dos olhos, como também uns serão tímidos, outros