resenha - psicologia da diversidade
Centro de Formação de Psicólogos
Resenha sobre o audiovisual exibido em sala de aula: “Diversidade – Políticas e ações afirmativas 92”, produzido pelo CRP06.
SÃO PAULO
2011
Vários estudiosos e pensadores se indignam ao pensar que em pleno século XXI, ainda nos vemos diante de inúmeras situações de desigualdade.
O vídeo “Diversidade – Políticas e ações afirmativas 92”, produzido pelo CRP06, questiona os direitos iguais perante a lei e a desigualdade social, levando em consideração as medidas tomadas ou determinadas pelo governo para tentar eliminar essas desigualdades.
As Ações Afirmativas visam combater os efeitos acumulados em virtudes de discriminações inicialmente ocorridas no passado. No vídeo podemos observar a opinião de professores, psicólogos, filósofos, universitários, atores entre outros profissionais ligados as lutas sociais.
O vídeo possui uma postura muito critica em relação às Ações Afirmativas, pois se utiliza de opiniões diversas sobre vários pontos de vista e isso é fundamental, considerando que o debate sempre ajuda no crescimento individual e consequentemente social.
Opiniões diferentes sempre existiram, e respeitá-las é obrigação, mas utilizar estas como para crescimento próprio é algo no mínio inteligente.
Por exemplo: Não sou totalmente a favor das cotas raciais em universidades, porém entendo o ponto de vista das pessoas que tem essa opinião, já que acreditam que esse recurso será utilizado por tempo determinado. A dificuldade existe, e isso é fato, mas não vejo os beneficiados por esse tipo de auxilio, mudando o comportamento assistencialista com seus filhos, e netos.
O preconceito sexual e religioso é intenso em nossa sociedade, e o vídeo coloca a opinião de quem sofre com essas questões. Diante de tantos conflitos e comportamentos ignorantes, não podemos esquecer-nos do conceito de igualdade, principalmente a igualdade individual perante a lei.
Somos diferentes e deveríamos agradecer por isso.