Relatório de Grupo
Encontro realizado no dia 05 de novembro de 2014, na sala de grupo do SPA, dando continuidade à proposta de parceria entre o Curso de Psicologia e a Gestão de Pessoas da instituição. Quinto encontro com os integrantes do grupo, não houve atraso no inicio do encontro, estando presente cinco participantes (1-S.G; 4-DRA) indicados pela própria instituição,além dos 2 estagiários que coordenavam o grupo.
Desenvolvimento
O trabalho em grupo teve inicio com a pergunta disparadora: "O que mais o (a) tocou nessa última semana? ou Qual fato vivenciado por vocês durante esta semana foi mais marcante ou significativo?" A partir daí, iniciamos uma reflexão com base na fala dos integrantes do grupo. A respeito dessa modalidade, Coutinho e Rocha (2007) afirmam que o trabalho do coordenador nos grupos de reflexão está voltado para intervenções que desencadeiam processos criativos e vivências inovadoras por meio do entendimento do fenômeno da transferência. Nos termos desses autores, os grupos de reflexão favorecem "a circulação de sentidos e os deslizamentos significantes, com alguma repercussão possível nos modos de gozo dos sujeitos que deles participam, atrelados às identificações e aos lugares ocupados por eles no campo da cultura" (COUTINHO; ROCHA, 2007, p. 76).
Considerações finais
Nessa fase do grupo fica possível identificar o amadurecimento do grupo, diante da proposta apresentada, na fala dos indivíduos é perceptível o sentimento de pertencimento dos integrantes.
A experiência aqui relatada mostrou que este tipo de espaço reflexivo grupal foi importante para os profissionais, já que se sentiram acolhidos e escutados em suas demandas e puderam adotar estratégias mais criativas para prevenir possíveis desgastes. Acreditamos que a abertura para a reflexão sobre as experiências permite aos trabalhadores examinar sua prática, buscando significados ao seu fazer profissional. Isto possibilita um posicionamento mais atuante no ambiente de trabalho e o