Psicologia das organizações e do trabalho
O presente projeto de pesquisa buscará fornecer uma maior compreensão da atuação do psicólogo como profissional da área de Recursos Humanos na intervenção e/ou prevenção do assédio moral, promovendo também um suporte aos assediados moralmente, de forma a lhes proporcionar melhores condições de vida e trabalho.
Será apresentada a relação histórica sobre o assédio moral, mostrando assim, que este não se refere a um assunto novo, mas que vem ganhando grande atenção nos últimos anos, pois a sociedade apresenta certa visibilidade dos problemas que o mesmo pode acometer. E que, apesar disto, necessita de maior investimento nos países em desenvolvimento, pois, pesquisas mostram que apenas os mais desenvolvidos já buscam a prevenção para este tipo de problema nas empresas. (Suárez, 2002 apud Guimarães e Rimoli, 2006)
Neste sentido, será desenvolvido também um pequeno histórico da Psicologia Organizacional e do Trabalho, a atuação do psicólogo no setor do RH para a prevenção do assédio moral no ambiente laboral e seu apoio às vítimas, esclarecendo assim, um assunto de grande importância no contexto organizacional.
Contudo, o objetivo desta pesquisa, é verificar a atuação dos psicólogos organizacionais, não como maiores responsáveis pelo ponto principal da área de Recursos humanos – recrutamento e seleção – mas de seus trabalhos oferecidos no contexto laboral para a saúde do trabalhador e a prevenção deste “monstro ofensivo” chamado assédio moral.
1.1 Problema
Qual o papel do psicólogo na prevenção do assédio moral, enquanto profissional no setor de Recursos Humanos (RH)?
1.2 Objetivos
1.2.1 Objetivo Geral
Verificar a importância do papel do psicólogo no setor de RH, para a prevenção e/ou amenização do sofrimento de funcionários que já vivenciaram ou vivenciam o assédio moral. Buscando compreender também, quais trabalhos podem ser realizados por este profissional diante deste fator.
1.2.2 Objetivos