Psicologia - conheça a profissão
É o estudo dos fenômenos psíquicos e do comportamento do ser humano por intermédio da análise de suas emoções, suas ideias e seus valores. O psicólogo diagnostica, previne e trata doenças mentais, distúrbios emocionais e de personalidade. Ele observa e analisa as atitudes, os sentimentos e os mecanismos mentais do paciente e procura ajudá-lo a identificar as causas dos problemas e a rever comportamentos inadequados. Esse profissional atua em consultórios, em hospitais e nas mais variadas instituições de saúde, contribuindo, do ponto de vista psicológico, para a recuperação da saúde das pessoas. Em escolas e instituições, colabora na orientação educacional.
Características Profissionais.
Não há características definidas, que uma pessoa DEVE ter para se tornar um psicólogo, mas existem algumas que podemos citar, entre elas estão:
• Capacidade de observação;
• Interesse pelos problemas humanos;
• Facilidade em se comunicar;
• Vontade de aprender cada vez mais, sede de conhecimento;
• Capacidade de entender profundamente o conceito de individualidade;
• Ter empatia e intuição.
Mercado de Trabalho.
O profissional da psicologia é requisitado a trabalhar em escolas, hospitais, clínicas e consultórios, em empresas e organizações, na avaliação psicológica para tirar a CNH (Carteira Nacional de Habilitação), em ONGs, prefeituras, comunidades e grupos, em instituições ligadas ao esporte profissional (psicologia do esporte) e até em eventuais momentos de tragédias na chamada psicologia das emergências e desastres.
Especialização.
Existem diversos campos de especialização da psicologia, como por exemplo: a neuropsicológica, a orientação profissional, a psicologia esportiva, a psicologia clinica, entre outros. Mas há um campo que me interessa, o qual eu pretendo seguir, que é a psicologia jurídica.
De acordo com o site da UERJ, a pós-graduação em psicologia jurídica “objetiva capacitar psicólogos para atuar na interação entre Psicologia e Direito,