Handebol
Homero, na Odisseia foi quem primeiro citou o handebol, depois foram os romanos, mas a Alemanha é quem iniciou o jogo como se conhece hoje.
A bola é sem dúvida um dos instrumentos mais antigos do mundo e vem cativando o homem há milênios. O jogo de “Urânia” praticado na antiga Grécia, com uma bola do tamanho de uma maçã, usando as mãos, mas sem balizas, é citado por Homero na Odisseia. O romano Cláudio Galero conhecia um jogo praticado com as mãos, “Hasparton”. Na Idade Média, o lazer dos romanos eram jogos com a bola, era praticado entre moças e rapazes. No século passado, o professor dinamarquês Holger Nielsen criou no instituto de Ortrup, um jogo denominado “Haaddbold” determinando suas próprias regras. O handebol como se joga hoje em dia, foi introduzido no século passado, na Alemanha, como “haftball”. E quem o levou para o campo foi o alemão Hirschmann. Quando o professor de ginástica berlinense, Max Heiser criou um jogo ao ar livre para as operárias da fábrica Siemens, quase igual ao “torball” e então, homens começaram a pratica-lo e o campo teve que aumentar para o futebol, em 1919 o professor alemão Karl Schelenz reformulou o “torbal” para “Handebol”.
Regras do Handebol. Regra 1 – A quadra
A quadra é retangular: compreende uma superfície de jogo há duas áreas de gol e mede 40m de comprimento e 20m de largura. Os grandes lados são chamados linhas laterais; os pequenos, linhas de gol. O estado da quadra não deve ser modificado de forma nenhuma em benefício de só uma equipe.
Regra 2 – Duração do jogo
Para equipes masculina e feminina de mais de 18 anos, a duração do jogo é de 2 X 30 minutos com 10 minutos de intervalo. O jogo começa quando o juiz apita depois do intervalo as equipes trocam de quadra. O juiz decide quando o jogo deve ser interrompido e quando ele é retomado.
Regra 3 – A bola
A bola é constituída por um invólucro de couro ou de matéria plástica de cor uniforme. É de forma redonda. Bolas