Engenheira
Ônibus ambiental – Coppe constrói veículo a hidrogênio e bateria
Docente:
Discentes:
Resumo de Reportagem
Ciência e Tecnologia no Brasil Pesquisa FAPESP – Julho de 2010 – No173 – Págs 72 e 73.
Ônibus ambiental – Coppe constrói veículo a hidrogênio e bateria É imprescindível o uso de ônibus urbano nas grandes cidades, no entanto, existe um problema cada vez mais preocupante, a grande quantidade de poluentes que são gerados por eles. A solução está em utilizar ônibus que produzam menos desses gases nocivos, como os movidos a etanol, hidrogênio e baterias.
O Laboratório de Hidrogênio do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-graduação e Pesquisa de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro desenvolveu um projeto nesse sentido, Um ônibus que utiliza células elétricas para geração de energia por meio de uma reação eletroquímica do hidrogênio com o oxigênio do ar. Com a utilização dessas “pilhas” o ônibus elétrico chega a ter uma autonomia de 300 km e, além disso, emitem apenas vapor d’água como resíduo.
Outra forma de se obter eletricidade é por meio da transformação da energia cinética obtida no momento da frenagem em energia elétrica, a qual fica armazenada nas baterias para qualquer dos subsistemas do veículo. A fim de aperfeiçoar a utilização das baterias, também foi desenvolvido “um sistema eletrônico de barramento inteligente que faz o manejo de energia a bordo”, ele é composto por hardware e software.
Houve diversos parceiros industriais para a execução do projeto, sendo o financiamento inicial fornecido pela Petrobras e da Financiadora de estudos e Projetos (Finep). As expectativas são de que o ônibus passe a circular no Campus da UFRJ e que futuramente seja integrado às frotas cariocas para ser utilizado na copa de 2014 e nas Olimpíadas de 2016.