renascimento
BOTTICELLI,Sandro, vênus
Leda e o cisne, de VINCI, Leonardo
De, Giotto
Monalisa, VINCI, Leonardo
Michelangelo
Michelangelo nasceu a 6 de março de 1475, em Caprese, província florentina. Michelangelo foi entregue aos cuidados de uma ama-de-leite. Mais tarde, brincando, Michelangelo descobrira sua vocação de escultor. Brincadeira ou não, o certo é que na escola enchia os cadernos de exercícios com desenhos, totalmente desinteressados das lições sobre outras matérias. Por isso, mais de uma vez foi espancado pelo pai e pelas irmãs de seu pai, a quem parecia vergonhoso ter um artista na família, justamente uma família de renome, mencionada nas crônicas locais desde o século XII. E o orgulho familiar jamais abandonará Michelangelo. Ele preferirá a qualquer titulo, mesmo o mais honroso, a simplicidade altiva de seu nome: "Não sou o escultor Michelangelo. Sou Michelangelo Buonarroti".
Aos 13 anos, sua obstinação vence a do pai: ingressa, como aprendiz, no estúdio de Domenico Ghirlandaio, já então considerado mestre da pintura de Florença. Mas o aprendizado é breve -, pois Michelangelo irrita-se com o ritmo do ensino, que lhe parece devagar, e, além disso, considera a pintura uma arte limitada: o que busca é uma expressão mais ampla e monumental. Diz-se também que o motivo da saída do jovem foi outro: seus primeiros trabalhos revelaram-se tão bons que o professor, enciumado, preferiu afastar o aluno. Entretanto, nenhuma prova confirma essa versão.
Deixando Ghirlandaio, Michelangelo entra para a escola de escultura em Florença. Lourenço interessa-se pelo novo estudante: aloja-o no palácio, faz com que sente à mesa de seus filhos. Michelangelo está em pleno ambiente fisico e cultural do Renascimento italiano. A atmosfera, poética e erudita, evoca a magnificência da Grécia Antiga, seu ideal de beleza - baseado no equilíbrio das formas, sua concepção de mundo a filosofia de Platão.
Michelangelo adere plenamente a esse