Psicologia da Profissão
1) Posso afirmar que a Psicologia é marcada pela diversidade em função de suas diversas “abordagens”, “linhas” de estudo das quais abrem um divisor de águas para o estudo do comportamento do ser humano, além de outras ramificações de atuação que compõe a profissão de Psicologia, e também, a característica que a denomina “espaço de dispersão”, é em um determinado momento onde nos deparamos com essa ampla diversidade de linhas de estudos, pensamentos, idéias, onde mergulhamos, e estamos associados, e “sentir”, compreender, o assunto aprofundado para melhor entendimento da “Psicologia”. Por isso da característica de “espaço para dispersão”.
2) Em minha opinião, a diversidade psicológica dá-se pelos métodos praticados, que resume-se em Teorias, Metodologias, Práticas, Crenças, etc, e por essa profissão ser caracterizada por diversas formas de pensar, “linhas”,”abordagens”, e não um conhecimento com significado único e totalmente e integrado, isso deu origem aos primeiros modos de pensar psicológicos, que são chamadas de matrizes do pensamento psicológico, pois servem como um referencial primário indicador para o aluno definir para si, qual linha de estudo, ou pensamento o mesmo possa se identificar e adotar para si.
3) O dogmatismo caracteriza-se por um pensamento cético e inflexível, também podemos considerar como a “verdade absoluta e inalterável” para a pessoa que adota esta postura, o ecletismo é aquele caracterizado, dependendo do contexto empregado, aquele que não tem uma opinião, idéia formada, apenas considera-se “simpatizante” por qualquer assunto, tema, mas não se agarra a nenhum tipo de “verdade”. O autor considera esses dois tipos inaceitáveis, pois no caso do dogmata, ele não aceita que a sua idéia seja contrariada, adotando uma postura única, e inalterável, até mesmo um tanto egoísta se formos parar para pensar. E o eclético, seria aquele que sabe um pouco de tudo, passam pelos diversos tipos assuntos, idéias,