Psicologia como profissão
A Psicologia como profissão
A Psicologia é uma ciência e também é uma profissão, e para atuar como psicólogo deve-se concluir o curso de graduação em Psicologia e registrar-se em um órgão profissional competente.
Os psicólogos buscam com o seu trabalho conhecer e compreender a subjetividade (sentimentos, emoções, ações, sentidos, significados, desejos e pensamentos) de cada pessoa ou de um grupo de pessoas, subjetividade essa que construímos ao longo da vida e que permite pensar e sentir algo em relação às outras pessoa e situações vividas.
A finalidade do trabalho de um psicólogo é muito ampla, e vai depender da área de atuação deste profissional, e que de um modo geral ele interfere e busca compreender o comportamento e o pensamento das pessoas que possuem algum tipo de conflito ou distúrbio psicológico. Essa interferência age para conseguir maior bem-estar do indivíduo e para o conjunto social em que vive, assim denominando essa finalidade como promoção de saúde.
O psicólogo utiliza em seu trabalho o conhecimento científico na intervenção técnica, possui instrumentos para obter dados sobre essa subjetividade, seja individual ou coletivo, como os testes psicológicos (de personalidade, de atenção, de inteligência, de interesse), as técnicas de entrevista (individual ou grupal), as técnicas aprimoradas de observação e de registro de dados do comportamento, das relações ou do discurso de cada sujeito.
Muitas vezes nos perguntamos qual a diferença entre psicólogos e bons amigos, e através deste artigo entendi que a intervenção do psicólogo é intencional, planejada, com a utilização desses instrumentos e técnicas, diferenciando de um bom amigo, que seus aconselhamentos são baseados somente em opiniões, sua experiência de vida, e não são baseados em nenhum conhecimento científico.
Através deste artigo também pude concluir a diferença entre Psicologia e Psiquiatria. A Psicologia estuda a busca da compreensão dos nossos sentimentos, emoções,