Psicologia como Profissão
Curso: Administração de Empresas
Turno: Noite
Professora: Silvia Maciel
Disciplina: Psicologia I
A PSICOLOGIA COMO PROFISSÃO
QUE PROFISSÃO É ESSA ?
A Psicologia, no Brasil, é uma profissão reconhecida por lei, ou seja, a Lei 4.119, de 1962. São psicólogos, habilitados ao exercício profissional, aqueles que completam o curso de graduação em Psicologia e se registram no órgão profissional competente.
O exercício da profissão, na forma como se apresenta na Lei 4.11, esta relacionado ao uso (que é privativo dos psicólogos) de métodos e técnicas da Psicologia para fins de diagnostico psicológico, orientação e seleção profissional, orientação psicopedagógica e solução de problemas de ajustamento
PSOCOLOGO NÃO ADVINHA NADA.
Psicólogo não tem bola de cristal, ele dispõe, apenas de um conjunto de técnicas e de conhecimentos que lhe possibilitam compreender o que o outro diz, compreender as expressões e gestos que o outro faz, integrando tudo isso em um quadro de analise que busca descobrir as razoes dos atos, dos pensamentos, dos desejos e das emoções.
A PSICOLOGIA AJUDA AS PESSOAS A SE CONHECEREM MELHOR. A Psicologia, como ciência humana, permitiu-nos ter um conhecimento abrangente sobre o homem. Sabemos mais sobre suas emoções, seus sentimentos, seus comportamentos, sabemos sobre seu desenvolvimento e suas formas de aprender; conhecemos suas inquietações, vivencias, angústias, alegrias. Apesar do grande desenvolvimento alcançado na Psicologia, ainda há muito o que se pesquisar sobre o psiquismo humano e tentar conhece-lo melhor.
PSICOLOGOS E PSIQUIATRAS APROXIMAM-SE EM SUAS PRÁTICAS.
A Psicologia e a Psiquiatria são áreas do saber fundadas em campos de preocupações diferentes. Desde Wundt, a psicologia tem seu objeto de estudo marcado pela busca da compreensão do funcionamento da consciência, enquanto a Psiquiatria tem trabalhado para construir e