Psicoanálises
CASO 1
Introdução à psicoterapia
Conceitos =>
- Psiquiatra: Profissional de saúde que cursou os 6 anos do curso de medicina e, após a graduação, fez a residência médica em psiquiatria, com atividades teóricas e práticas, podendo tratar pacientes através das psicoterapias e prescrevendo medicamentos.
- Psicólogo: Com formação no curso de Psicologia. O psicólogo não pode prescrever remédios nem realizar outros procedimentos médicos mesmo que colaborem para a melhora do quadro clínico.
- Psicanalista: profissionais de qualquer área de atuação que, depois de suas graduações e independente dessas, realizaram especialização em psicanálise e por isso podem exercer tal prática. (caso não sejam médico, não podem prescrever remédios)
- Transferência: É um conjunto de sentimentos positivos ou negativos que o paciente dirige ao terapeuta e que estão fundamentados nas experiências que o paciente teve em relações inter-pessoais prévias. Ou seja, são reedições que ocorrem durante o avançar da terapia de processos previamente vivenciados pelo paciente e que estavam armazenados no inconsciente e agora reaparecem espelhado no terapeuta. Ela faz parte do processo normal da terapia, porem deve ser bem avaliada para que não prejudique o andamento e a relação entre paciente e terapeuta. Freud via a transferência uma conseqüência de comportamentos reprimidos na infância e que, por isso, gerou uma resistência num contexto novo, atual. Quanto maior for o trauma e a repressão, maior será a resistência adquirida e mais intensamente será vivenciada a transferência.
- Contratransferência: É visto como os efeitos que os comportamentos do paciente têm sobre a pessoa do terapeuta. É uma resposta a transferência realizada pelo paciente para com o terapeuta. Desta forma, é fundamental que o terapeuta observe seus sentimentos em relação ao cliente, pois são subprodutos da interação que ocorre durante a sessão. ”É o conjunto das reações inconscientes do analista à pessoa