psicoanalise
A doutrina psicanalítica defende que os impulsos instintivos que são reprimidos pela consciência permanecem no subconsciente e afectam o sujeito. E importante ter em conta que o inconsciente não é observável pelo paciente: compete ao psicanalista tornar acessíveis esses conflitos inconscientes através da interpretação dos sonhos, dos actos falhados e da associação livre.
Freud considerava a associação livre como a regra fundamental da psicanálise. Essa técnica consiste em que o paciente expresse, durante as sessões de terapia, todas as suas ideias, emoções, pensamentos e imagens tal e qual se apresentam, sem restrições nem ordenamentos. O psicanalista fica encarregue de determinar quais as coisas, dentro dessas manifestações, que reflectem um conflito inconsciente. A associação livre, na realidade, não está associada ao livre arbítrio, pois é determinada pelo inconsciente.
A psicanálise detectou diversos mecanismos de defesa que consistem em procedimentos psicológicos não raciocinados destinados a minimizar as consequências de um acontecimento que provoca stress.
A repressão (que mantém afastados da consciência os elementos dolorosos), a condensação (os sonhos que conjugam diversos fragmentos num mesmo elemento) e o deslocamento (quando as ideias se deslocam de algo inaceitável ou perigoso a algo aceitável) são alguns destes mecanismos de defesa.
Tweet Segui @Conceitode
Recentes Populares Aleatórios
Conceito de papila
Conceito de ovócitoConceito de movimento uniforme
Conceito de nacionalismo
Conceito de dispositivos de armazenamento
Artigos recentes8988
Conceito de papila
Conceito de ovócito
Conceito de papa
Conceito de paráfrase
Arquivos2015
2014
2013