Psicoanalises
1.- D As cidades eram independentes nos assuntos de seu próprio interesse(complemento) Havia ausência de um poder centralizado
2. - - A democracia ateniense era participativa, todos os cidadãos participavam das votações em publico. O modelo desse progresso politico servi-o como modelo politico do mundo posteriormente. -A maioria para os gregos era dos cidadãos atenienses não da população. -As mulheres não tinham status de cidadão, pois passavam de um poder paterno para outro marital. -Só era ateniense filhos de pai e mãe ateniense. - Os escravos eram negociáveis.
3.-C A escravidão, então convertida em um modo de produção sistemático(complemento) Em Esparta era feito por sérvios do estado, em Atenas por escravos.
4.-C Os direitos políticos eram privilégios dos cidadãos e vetados aos metecos,escravos e mulheres.(complemento) Os cidadãos gregos eram os únicos que possuía acesso aos médios políticos por tanto eram uma parcela pequena da população.
5.- a) Características das polis gregas: as polis gregas eram as cidades-estados da Grecia-as cidades possuem independência o seja tinham liberdade e autonomia politica e econômica .Nas polis não existia separação entre área rural e urbana, nem existia relação de dependência. Habitantes das polis ,principalmente da nobreza habitavam casas de campo.A redor das polis havia uma espécie de cinturão rural, onde eram produzidas parte dos alimentos. O Centro Politico-Administrativo das polis era Acrópoles (a regiao. mas alta da cidade-estado) nele se congregava os edifícios públicos, o templo principal, e a Geru sia (senado, conselho de anciãos) formado por 28 anciãos de mais de 60 anos e os reis.
b).-A codificação das leis se fez importante porque amenizou as tensões político-sociais entre os setores aristocráticos e popular,definio o conceito de cidadania estabelecendo os direitos políticos de determinados grupos sociais.