Sobre a idéia de liberdade de alexis de tocqueville
1.1. Biografia e contexto histórico
Em 29 de julho de 1805 nascia em Paris, o intelectual (historiador, sociólogo) francês Alexis Henri Charles Clérel, Visconde de Tocqueville, conhecido como Alexis de Tocqueville . Ganhou projeção por seus escritos que privilegiavam temas como a Revolução Francesa, a democracia americana e o desenvolvimento das democracias ocidentais como um todo, contribuindo assim para um sem números de trabalhos sobre sociologia, história, ciência política, entre outros. É respeitado como um dos autores mais importantes do liberalismo no ocidente.
Tocqueville viveu no período mais adverso da História francesa no que se alude ao século XIX. Ele nasceu pouco tempo depois do Terror da Revolução Francesa – na qual depois renderia uma de suas obras clássicas. Assistiu à restauração da monarquia com Luís XVIII e Carlos X e à sua subseqüente queda por Luís Felipe. Nesse caminho veio a Revolução de 1848 e a Segunda República com Luís Napoleão presidente. Este, em 1851, causou um golpe de Estado e virou Napoleão III. Este cenário é significativo para entender a caminho de vida de Alexis de Tocqueville.
Tocqueville, o mais jovem de três irmãos, veio de uma tradicional e antiga família aristocrática normanda. Na sua árvore genealógica achava-se parentesco com Chrétien Guillaume de Malesherbes , da qual era bisneto. Também tinha relações familiares com o Visconde de Chateaubriand . Além de figuras importantes na ancestralidade de sua família, havia episódios significativos, tal como a participação na batalha de Hastings em 1066, que efetivou no poder Guilherme, Duque da Normandia pondo fim à dinastia de reis anglo-saxões na Inglaterra.
Os pais de Alexis Tocqueville, Hervé Louis François Jean Bonaventure Clérel, conde de Tocqueville e Louise Madeleine Le Peletier de Rosanbo, foram contemporâneos a Revolução Francesa e tinham ligações com Luis XVI, sendo inclusive Hervé soldado da