ALEXIS DE TOCQUEVILLE E A DEMOCRACIA
ADILAINE VALENTIM DA SILVA
ALCILENE MIRANDA
ARIADINA MICHELE DA SILVA
JEANE VERÔNICA FERNANDES DUARTE FONSECA
ALEXIS DE TOCQUEVILLE E A DEMOCRACIA
ARIQUEMES
2014
Adilaine Valentim
Alcilene Miranda
Ariadina Michele da Silva
Jeane Verônica Fernandes Duarte Fonseca
ALEXIS DE TOCQUEVILLE E A DEMOCRACIA
Ariquemes
2014
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
4
1
ALEXIS DE TOCQUEVILLE – BREVE BIOGRAFIA
5
2 produções literárias
6
3 a democracia por alexis de tocqueville
7
CONSIDERAÇÕES finais
11
REFERÊNCIAS
12
INTRODUÇÃO
No ano de 1835 foi publicado na França um livro sobre a importância da democracia na América. Seu autor era um escritor francês chamado Alexis de Tocqueville, cuja obra foi consagrada e tem sido considerada pelos especialistas como uma fonte de inspiração para a análise da sociedade e da política contemporâneas.
De família ilustre, que padecera com a derrubada dos Bourbons, Tocqueville resolveu afastar-se da França por algum tempo e, na companhia de um amigo, dedicou-se a estudar as instituições penais norte-americanas à procura de novas ideias que pudessem ser aplicadas na reforma do Código Penal Francês, que estava em discussão naquela época.
Sua viagem aos Estados Unidos não resultou apenas o cumprimento do objetivo, mas também uma nova visão e minuciosas anotações que lhe permitiriam escrever um livro acerca do regime político norte-americano: La Démocratie en Amerique (A Democracia na América).
Tocqueville, além de conhecer as instituições do Estado, interessava-se pelas atitudes democráticas, e acreditava que a possibilidade de participação cada vez maior dos homens no agir do Estado, era imprescindível para a construção do Estado Democrático.
1 ALEXIS DE TOCQUEVILLE – BREVE BIOGRAFIA
Alexis Charles