Prêmios de Qualidade
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO
Frente a um mercado cada vez mais competitivo, instável e globalizado, as organizações têm buscado adotar posturas que lhes permitam serem lembradas e reconhecidas. Sabe-se, ainda, que a preocupação com a qualidade de bens e serviços não é recente e que os consumidores são exigentes e buscam sempre produtos de qualidade.
Nesse sentido, a partir da década de 50, surgiu a preocupação com a Gestão da Qualidade, que trouxe uma nova filosofia gerencial para as empresas, baseada no desenvolvimento e na aplicação de conceitos, métodos e técnicas adequadas às organizações que buscam o incremento da sua competitividade.
Essa nova filosofia gerencial ficou conhecida como Gestão da Qualidade Total e marcou o deslocamento da análise estrita do produto ou serviço para a concepção de um sistema de qualidade, de modo que esta deixou de ser um aspecto apenas do produto ou serviço e do departamento de produção e passou a ser um problema de toda a empresa. A Gestão da Qualidade Total, em outras palavras, é um sistema de gestão focado nas pessoas e visa a um aumento contínuo da satisfação dos clientes, a custos reais e cada vez mais baixos, fazendo uma abordagem total do negócio e trabalhando horizontalmente, cruzando todas as áreas funcionais, envolvendo os colaboradores, a cadeia de fornecedores e os clientes.
Diante disso, a contribuição da área de qualidade das empresas passou a ser reconhecida como estratégica nos mais diversos setores industriais e de serviços e os Prêmios de Qualidade surgiram com o intuito de avaliar a Gestão da Qualidade nas empresas. A partir da utilização dos Modelos de Excelência em Gestão de cada prêmio como referência, as organizações podem se auto avaliar e obter um diagnóstico exato da gestão organizacional, além de candidatar-se aos prêmios da qualidade.
Nos próximos capítulos deste trabalho far-se-á uma investigação a respeito de três importantes Prêmios