Os gurus da qualidade e premios da qualidade
Universidade Tecnológica Federal do Paraná
CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO Campus Medianeira
ENGENHARIA DA QUALIDADE
OS GURUS DA QUALIDADE
PRÊMIOS DA QUALIDADE
MEDIANEIRA – PR
MARÇO DE 2011
Os Gurus da Qualidade
Os Gurus da Qualidade são tidos como orientadores do caminho e da importância que hoje a qualidade detém, através deles foi baseada a filosofia que orienta as diversas estratégias da qualidade.
Armand V. Feigenbaun
Nasceu em 1922 e é tido como o idealizador do conceito de TQC (Total Quality Control). Por sua visão, o TQC é um sistema efetivo para integrar os esforços para desenvolver, manter e melhorara qualidade de vários grupos na organização, e assim tornar possíveis os mais econômicos níveis de produção e serviços permitindo a plena satisfação do cliente. Em 1951 lançou o livro que trata do assunto, mesmo ano do seu doutorado em ciência no MIT – Massachusetts Institute of Technology.
Trabalhou na General Eletric – GE durante muitos anos chegando então, em 1958 ao cargo de diretor mundial de produção da empresa, fundando sua própria empresa de consultoria, a General Systems em 1968. É considerada sua a primeira proposta sistemática de divisão dos custos da qualidade em prevenção, avaliação, falhas internas e externas.
Joseph Moses Juran
Nasceu em 1904, trabalhou diretamente na atividade da qualidade, dando início às suas atividades na área da qualidade em 1923, quando cursava engenharia elétrica na Universidade de Minnesota, onde se formou em 1924. Cursou ainda advocacia na Loyola University, se formando em 1936. Foi um dos principais divulgadores da idéia da qualidade, participando do desenvolvimento do Japão na direção da qualidade.
Para Juran o gerenciamento da qualidade inclui muitos aspectos, entre eles a responsabilidade da alta gerencia, da alta direção, não gerenciar somente voltado a produção e ao lucro e ainda a trilogia da qualidade que deve ser adotada pela