Introdução ao canon
Este trabalho fala sobre um dos,mas antigos escritos, sobre o relato deixados pelos grandes homens de Deus inspirados pelo Espírito Santo.
Veremos como foi divididos e transformados em livros da Bíblia Sagrada. A intenção deste trabalho e trazer o conhecimento dos mais poderosos e Divinos escritos de homens inspirados por Deus.
O assunto sobre o Canon tem muito mas coisas do que relatados neste trabalho, temos aqui somente alguns dos principais pontos do começo do Canon sagrado.
Cânon ou Escrituras canônicas; é a coleção completa dos livros divinamente inspirados, que constituem a Bíblia. . Ela mesma relata como, mediante o Espírito Santo, os homens receberam advertências, reprovações, conselhos e instruções, em assuntos de nenhum modo relativos à outorga das Escrituras. E faz-se menção de profetas de épocas várias, de cujos discursos nada há registrado. Semelhantemente, após a conclusão do cânon das Escrituras, o Espírito Santo deveria ainda continuar a Sua obra, esclarecendo, advertindo e confortando os filhos de Deus. Cânon é palavra grega, e significa, literalmente, “vara reta de medir”, assim como uma régua de carpinteiro. No Antigo Testamento, o termo aparece no original em passagens como Ezequiel 40.5: “Vi um muro exterior que rodeava toda a casa e, na mão do homem, uma cana de medir, de seis côvados, cada um dos quais tinha um côvado e um palmo; ele mediu a largura do edifício, uma cana, e altura, uma cana.”
No sentido religioso, cânon não significa aquilo que mede, mas aquilo que serve de norma. Com este sentimento, a palavra cânon aparece no original em vários lugares do Novo Testamento:
“E a todos quantos andarem de conformidade com esta regra, paz misericórdia sejam sobre eles e sobre Israel de Deus” (Gl 6.16).
A Bíblia, como cânon sagrado, é a nossa norma ou regra de fé e pratica. Diz-se dos livros da Bíblia que são canônicos