Práticas de manutenção e estabelecimento de relacionamento com o cliente que geram valor agregado para o mesmo.
Este trabalho apresenta as práticas de manutenção e estabelecimento de relações com clientes que levam a percepção do valor agregado aos produtos e serviços ofertados.
Considerando a abrangência do relacionamento do cliente, foram selecionados os principais pontos que envolvem o email, o SMS, o marketing viral, CRM, o móbile marketing e a foco no cliente na abordagem de cada um destes temas.
Justificativa
Atualmente verifica-se a rápida evolução das redes sem fio e de alta velocidade associada à crescente oferta de dispositivos de comunicação móveis a custos acessíveis por classes de menor poder aquisitivo.
Este cenário é permeado por uma acentuada velocidade de inovação tecnológica se apresenta em todos os segmentos de atividade que envolve a sociedade, transcendendo a comunicação tradicional e alterando o conceito de “one-to-one” para “many-to-many” e alta potencialidade de interação.
Este cenário reapresenta uma oportunidade para evoluir o relacionamento com os clientes, por intermédio de mecanismos de comunicação móvel introduzindo ao conceito de Mobile Marketing, que descreve o uso de tecnologia sem fio para comunicação, provendo os clientes, que tenham disponibilidade, com informações sobre promoções, produtos, serviços e idéias atraentes, com isso, criando valor a todos os Stakeholders.
Visto que este tema ainda é pouco explorado, sendo crescente o interesse no âmbito acadêmico e corporativo. Por essa razão, o propósito deste estudo é ampliar este entendimento, uma vez que a compreensão na maioria das empresas em sua abordagem de marketing está apenas focada nos aspectos financeiros em detrimento da visão na questão humana, que envolve fatores sociais.
O crescimento das tecnologias de rede de alta velocidade sem fio e a crescente utilização nas diversas camadas sociais dos equipamentos móveis, aumentou o interesse da publicidade global em usar estes recursos para aumentar a penetração de mercado.
Contudo, a compreensão