Prêmio Nacional da Qualidade
Disciplina: Administração da Qualidade
Introdução
Com a competitividade as empresas estão sempre em busca tanto em inovações sobre os produtos e serviços bem como podem se destacar no mercado.
Em 1991, foi criada a FNQ (Fundação Nacional da Qualidade), sem fins lucrativos, fundada por 39 organizações, privadas e públicas, com o objetivo de disseminar os Fundamentos da Excelência em Gestão para organizações de todos os setores e portes, contribuindo para o aperfeiçoamento da gestão, o aumento da competitividade e a melhoria da qualidade de vida dos brasileiros.
O Prêmio Nacional da Qualidade é utilizado para promover a melhoria da qualidade da gestão e o aumento da competitividade das organizações.
Com Modelo de Excelência em Gestão – MEG – as organizações participam do processo de avaliação do Prêmio Nacional da Qualidade.
Neste presente trabalho serão apresentadas as vantagens que as empresas tem ao serem premiadas pelo PNQ bem como com a utilização do Modelo de Excelência em Gestão.
Justificativa
O que as empresas procuram além de vender os seus produtos/serviços é estar a frente no mercado, ser reconhecida de forma positiva.
Temos no mercado um Modelo de Excelência em Gestão que tem 11 fundamentos e 8 critérios são eles:
Fundamentos: pensamento sistêmico; aprendizado organizacional; cultura de inovação; liderança e constância de propósitos; orientação por processos e informações; visão de futuro; geração de valor; valorização de pessoas; conhecimento sobre o cliente e o mercado; desenvolvimento de parcerias e responsabilidade social.
Critérios: liderança; estratégias e planos; clientes; sociedade; informações e conhecimento; pessoas; processos e resultados.
Cabe a cada empresa escolher se quer ou não se utilizar deste modelo de excelência em gestão e principalmente, se quer passar pelo processo de avaliação para o prêmio nacional de qualidade.
O prêmio concedido as vencedoras coloca a empresa em