Pré Analitica
Os laboratórios de Análises Clínicas são fundamentados em um processo dinâmico que se inicia na coleta do espécime diagnostico e termina com a emissão de um laudo. Didaticamente, o processo pode ser divido em três fases: Pré- Analítica, Analítica e Pós- Analítica. A fase pré-analítica consiste na preparação do paciente, coleta, manipulação e armazenamento do espécime diagnostico, antes da determinação analítica. A fase analítica inicia-se com a validação do sistema analítico, através do controle da qualidade interna na amplitude normal e patológica, e se encerra, quando a determinação analítica gera um resultado. A fase pós-analítica, inicia-se, após a geração do resultado analítico, quantitativo e/ou qualitativo, sendo finalizada, após a entrega do laudo conforme legislação vigente.
Erros nas fases Pré-Analítica, Analítica e
Pós- Analítica
Pré- Analítica
1. Erros na solicitação do exame
Escrita ilegível, interpretação errada do exame, erro na identificação do paciente, falta de orientação por parte do medico ou do laboratório para determinar exames.
2. Erros na coleta de amostras
Identificação errada do paciente e troca de amostras.
Paciente não preparado corretamente: Falta de jejum, horário da coleta incorreto, tempo de coleta de amostras de urina incorreta.
Uso de anticoagulante errado, volume de amostra inadequado para os exames.
Transporte e armazenamento de amostra incorreto
Contaminação de tubos, frascos e tampas.
Analítica
Troca de amostras. Erros de pipetagem como volume incorreto. Vidrarias e recipientes mal lavados. Reagentes e padrões: Contaminados, mal conservados, com validade vencida, erros no preparo do reagente e contração errada. Presença interferente na amostra, medicamentos, hemólise... Tempo de