aulas
A expansão do comércio europeu, a partir do século XV, fez várias nações europeias a criarem políticas para ampliar o fluxo comercial e fortificar o estado econômico. Nesse contexto, na Espanha, Cristovão Colombo anuncia a existência de um novo continente . Nesse momento, o Novo Mundo desperta a ambição que concretizaria a colonização dessas novas terras. A AMÉRICA.
Ao chegarem por aqui, os espanhóis se depararam com grandes civilizações e complexas instituições políticas e sociais criados pelos chamados povos pré-colombianos. Algumas superavam a sofisticação das cidades da Europa.
Colonização
A colonização espanhola só teria sentido se as colônias pudessem fornecer produtos lucrativos. Desta forma, a maioria das colônias espanholas (e também portuguesas) foram colônias de exploração, que dependiam das regras impostas pela metrópole.
O fator mais importante da colonização espanhola foi a mineração. A base da economia espanhola eram as riquezas que vinham, especialmente da Bolívia, a prata e também o ouro de outras colônias. A mineração foi responsável pelo seu crescimento.
Quando a mineração decaiu, a pecuária e a agricultura, passaram a ser as atividades básicas da América Espanhola.
Um dos processos de dominação aconteceu com a dominação dos povos Incas e Astecas. Os europeus possuiam superioridade bélica, que contavam com armas de fogo e homens montados em cavalos (animal desconhecido). Ao mesmo tempo, o próprio contato com os europeus abriu caminho para a instalação de doenças que matavam as populações nativas em poucos dias.
Depois da conquista, os colonizadores começaram a exploração econômica, através da extração de metais preciosos e o desenvolvimento de atividades agropecuárias. Para o cumprimento das tarefas, além de contar com uma complexa rede administrativa, os espanhóis aproveitaram da mão de obra dos indígenas.
A sociedade colonial: A sociedade na América espanhola era dividida em:
- chapetones: