Fases pre analítica,analítica e pós analitica
Os laboratórios de análises clínicas representam o setor de atendimento á saúde através da realização de exames que influenciam no correto diagnóstico, tratamento e prevenção de doenças O laboratório, portanto deve assegurar que os resultados sejam fiéis de acordo com a real situação clínica do paciente e que os mesmos não sejam prejudicados por qualquer interferência no processo. A qualidade de um determinado produto é determinada pelo consumidor neste caso o paciente que faz uso dos resultados dos exames laboratoriais, quando nos referimos a qualidades desses exames devemos incluir os custos envolvidos na realização dos mesmos, portanto é notório que os sistemas de garantia de qualidade estejam em constante evolução seja ela em instituições públicas ou privadas para atingir uma melhoria na qualidade.
Os laboratórios clínicos são fundamentados em três processos dinâmicos. A fase pré-analítica: Ocorre fora do laboratório, a fase Analítica: Inicia-se através da análise do material coletado e a fase Pós-Analítica inicia-se após a geração do resultado analítico, quantitativo e/ou qualitativo, para finalizar e ser entregue o laudo conforme legislação vigente.
O Sistema de Gestão da Qualidade de um laboratório deve atender normas seguidas por política, programas, processos e procedimentos implantados na instituição de modo que todos os profissionais envolvidos tenham acesso de modo que sejam compreendidos e implementados (SBPC/ML, 2010). Os funcionários do laboratório clínico devem realizar as atividades rotineiras de acordo com o cumprimento do procedimento operacionais padrão (POPs) e as instruções de trabalho, compreendendo por “não conformidade” laboratorial (NC) o não atendimento a uma ou mais normas específicas pelas políticas e procedimentos da Sociedade Brasileira de Patologia Clínica Medicina Laboratorial (SBPC/ML, 2010). Contudo, as boas práticas aos requisitos de acreditação auxiliam muito na prevenção de erros dentro do ambiente de