analises
Fase Pré-Analítica
Considera-se que a fase Pré-Analítica é a mais importante. Seja ela feita pelo paciente: Fezes, urina e escarro, ou feita no ambiente laboratorial. Tudo começa no consultório, quando o médico emite o pedido de exame. Em seguida, vêm a preparação do paciente, a coleta da amostra e o encaminhamento do material para a análise propriamente dita. Se a fase pré-analítica é basicamente a mesma para todos os tipos de exames de patologia clínica, seu processamento difere conforme a natureza do material coletado. (Eunice Menezes, 2013).
Sendo composta por quatro etapas, assim são definidas:
- Pedido do exame A solicitação médica acontece por dois motivos: Confirmar ou Rejeitar um diagnóstico. É necessário que o médico descreva corretamente a solicitação desejada com o maior número possível de informações na solicitação, sempre ajuda na hora do exame.
- Preparação do paciente Esta etapa é de orientação e cuidado do paciente. Nesse momento pré-coleta o paciente deve receber todas as informações necessárias para a realização do exame (Jejum, procedimento que será realizado, entre outras coisas) e não se deve esperar que as orientações sejam dadas pelo médico, e sim pelo LABORATÓRIO.
Exemplos de exames para os quais se recomendam instruções escritas:
- Provas hormonais funcionais
- Exames de urina
- Pesquisa de sangue oculto e provas digestivas funcionais
- Espermograma e analise do sêmen
- Coleta de escarro expectorado
- Coleta de exames microbiológicos, entre outros.
- Coleta A obtenção da amostra biológica, se for coleta de sangue, se dá mais frequentemente pela COLETA VENOSA. O preparo e organização dos equipamentos e do profissional também são de suma importância para qualidade da amostra.
As falhas mais comuns nesta etapa são:
- Amostra insuficiente
-