Recalque em Construções
Recalque ou assentamento é um termo usado na engenharia ou construção civil para designar o fenômeno que ocorre quando há o rebaixamento de uma edificação, devido ao solo do local e quando se gera esforços demais não previstos. Ele é a principal causa de rachaduras e trincas nos edifícios. Um exemplo de recalque é a Torre de Pisa, localizada na Itália, outro exemplo bem comum de recalque são os prédios da orla de Santos – SP – Brasil. Há diversos tipos de recalque que variam de acordo com alguns fatores, como o solo (argila). O mais conhecido é o recalque diferencial que é quando uma edificação rebaixa apenas um dos lados como a Torre de Pisa, além desse existem outros tipos como recalque total, admissível, inicial e etc. O recalque pode causar diversos problemas tais como os danos estruturais (que comprometem a estrutura do edifício), arquitetônicos (danos associados à estética da edificação) e funcionais (função de algo, por exemplo, porta emperrada).
Os recalques podem ocorrer tanto em solos que suportam edificações com fundações rasas (sapata, radiers, etc) quanto com fundações profundas (estaca, broca, tubulões, etc), a depender das condições do terreno onde as fundações serão implantadas.No Estado de São Paulo, há certos tipos de solos com características geotécnicas peculiares que merecem atenção especial em relação à ocorrência de recalques diferenciais das fundações, podendo se tornar um grave problema para o sistema estrutural das edificações (pilares, vigas, lajes e alvenaria), principalmente para as moradias construídas com fundações rasas.
Causas do Recalque: Rebaixamento do Lençol Freático; Solos Colapsíveis quando entram em contato com a água (destruição da cimentação Inter granular); Escavações em áreas próximas à fundação mesmo com paredes ancoradas, podem ocorrer movimentos, ocasionando recalques nas edificações vizinhas; Vibrações da operação de equipamentos como: bate-estacas, tráfego viário etc; Escavação de