Recalque
O recente desenvolvimento econômico do país, especialmente nas ultimas décadas, teve repercussão em larga escala na Engenharia, especialmente na área da construção civil, com significativo aumento no numero de construções.
Entretanto, esse crescimento do numero de construções, infelizmente, não veio acompanhado do necessário e criterioso cuidado na construção.
DEFINIÇÃO
Define-se recalque como sendo o deslocamento vertical para baixo sofrido pela base da fundação em relação à superfície do terreno. Esse deslocamento é resultante da deformação do solo proveniente da aplicação de cargas ou devido ao peso próprio das camadas sobre a qual se apoia o elemento da fundação.
RECALQUE ou ASSENTAMENTO é o termo utilizado em Engenharia Civil para designar o fenômeno que ocorre quando uma obra sofre um rebaixamento devido ao adensamento (ADENSAMENTO é o processo lento e gradual de redução do índice de vazios de um solo por expulsão do fluido intersticial e transferência da pressão do fluído para a estrutura sólida, devido a cargas aplicadas ou ao peso próprio das camadas sobrejacentes) do solo sob sua fundação.
O recalque é a principal causa de trincas e rachaduras em edificações, principalmente quando ocorre o recalque diferencial, ou seja, uma parte da obra rebaixa mais que outra gerando esforços estruturais não previstos e podendo até levar a obra à ruína.
CAUSAS
Causas de deformação de uma estrutura (Simons e Menzies, 1977).
1. Aplicação de cargas estruturais;
2. Rebaixamento do nível d’água;
3. Colapso da estrutura do solo devido ao encharcamento;
4. Inchamento de solos expansivos;
5. Árvores de crescimento rápido em solos argilosos;
6. Deterioração da fundação (desagregação do concreto por ataque de sulfa-tos, corrosão de estacas metálicas, envelhecimento de estacas de madeira);
7. Subsidência devido à exploração de minas;
8. Buracos de escoamento;
9. Vibrações em solos arenosos;
10. Inchamento de solos argilosos apos desmatamento;
11.