Estudante
Solos do Brasil
Os solos são formados a partir da decomposição de rochas do intemperismo decorrente de fatores como: ação de ventos, chuva, calor, alterações de temperatura, ação de bactérias e fungos e raios solares.
O Brasil, ganha destaque por ser um país que possui solos extremamente férteis e que tornam-se adequados para a produção agrícola. Por conta da extensão territorial do nosso país, é possível identificar melhor os tipos de solos facilmente, analisando características como a tonalidade, granulação e composição do mesmo.
O território brasileiro é formado por quatro tipos de solos distintos, são eles:
2.0 Tipos de Solo No Brasil, são encontrados quatro tipos de solo, são eles: terra roxa, massapé, salmorão e aluviais.
2.1 Terra roxa: corresponde a um tipo de solo de extrema fertilidade que detém uma tonalidade avermelhada. É originado a partir da decomposição de rochas, nesse caso de basalto. No Brasil, esse tipo de solo aparece na metade norte do estado do Rio Grande do Sul, nas porções orientais de Santa Catarina, Paraná, São Paulo, sul e sudoeste de Minas Gerais e sudeste do Mato Grosso do Sul, destacando-se, sobretudo nos últimos quatro estados, por sua qualidade.
Esse tipo de solo teve muita importância, já que, no Brasil, durante o fim do século XIX e o início do século XX, foram plantadas nestes domínios grandes lavouras de café, fazendo com que surgissem várias ferrovias e propiciando o crescimento de cidades como São Paulo, Jaú, Londrina, Itu, Ribeirão Preto e Campinas. Atualmente, além do café, são plantadas outras culturas, como algodão, cana-de-açúcar e laranja.
2.2 Massapé
É um solo encontrado principalmente no litoral nordestino constituído a partir da decomposição de rochas com características minerais de gnaisses de tonalidade escura, calcários e filitos.
O massapé é um solo muito fértil e, portanto, excelente para a prática da agricultura. No período colonial, foi muito explorado na agricultura de