Recalque
Neste projeto a instalação proposta será destinada a recalcar água de um poço para duas caixas d’água elevadas e idênticas, com vazão de 3,5 litros por segundo em cada caixa, visando suprir as necessidades de uma rede industrial. (Considerando, portanto, que a indústria consumirá 7 litros por segundo durante seis dias da semana). Itens analisados:
a) Especificação do diâmetro da tubulação de recalque;
Determinação da velocidade de escoamento no recalque.
b) Escolha de acordo com o mercado, o tipo de tubulação será utilizada. (obter neste momento a rugosidade do material utilizado).
c) Especificação do posicionamento das válvulas necessárias a operação da instalação elevatória (válvulas de retenção, válvulas gaveta e válvulas globo). Obtenção dos coeficientes de perda singular, incluindo as válvulas, curvas, cotovelos e todas as demais singularidades da instalação.
d) Determinação das perdas de cargas no recalque:
Determinação do coeficiente de perda de carga ( f );
Determinação da perda de carga na tubulação de recalque (perdas singulares e distribuídas).
e) Especificação do diâmetro da tubulação de sucção.
f) Determinação das perdas de cargas na sucção:
Recalculo da velocidade de escoamento para a sucção;
Determinação do coeficiente de perda de carga ( f );
Determinação da perda de carga na tubulação de recalque (perdas singulares e distribuídas).
g) Seleção da bomba para esta aplicação.
Determinação da altura manométrica da bomba (HB );
Seleção da classe da bomba por meio da rotação específica; A faixa de rotações específicas para uma faixa típica de rotações de bomba deve ser gerada lembrando que: motores elétricos convencionais são tipicamente classificados como de 2, 4, 6, ...pólos, que geram as rotações de 3600, 1800, 900 ...RPM, respectivamente (essas rotações são teóricas, sendo, na realidade, um pouco menores devido ao escorregamento do motor elétrico).
Dados: viscosidade cinemática da água:
Objetivo:
Desenvolver um