Recalque
2.1 Recalque Imediato em Argilas:
a) Teoria da Elasticidade:
Considere uma sapata de largura ou diâmetro B apoiada numa camada argilosa semi-infinita, homogênea, com módulo de deformabilidade Es constante com a profundidade (caso típico de argilas sobreadensadas). Se σ é a tensão máxima na superfície de contato da base da sapata com o topo da argila, o recalque imediato ρi é dado pela seguinte expressão, oriunda da Teoria da Elasticidade:
(1)
Onde: = coeficiente de Poisson do solo;
Iρ = fator de influência, que depende da forma e da rigidez da sapata.
Considerando um corpo de prova cilíndrico, de material elástico, submetido a um estado de compressão triaxial, o coeficiente de Poisson é definido pela relação entre a deformação radial ( εr) de expansão e a deformação vertical (εz) de compressão:
Pela elasticidade linear pode-se demonstrar que, se não houver variação de volume, mas apenas distorção do corpo de prova, em que a expansão radial compensa exatamente a redução em sua altura (caso de material incompressível), tem-se = 1/2. Em outro extremo, se as deformações radiais forem nulas (apenas redução da altura do corpo de prova), tem -se = 0. No primeiro caso há mudança de forma, sem diminuição do índice de vazios, enquanto no segundo há redução do índice de vazios (e, em conseqüência, do volume) sem mudança de forma, como ocorre, por exemplo, no ensaio de adensamento, em que o anel impede a expansão lateral do corpo de prova.
Os valores do fator de influência Iρ são apresentados na Tabela 1. Observa-se que, no caso de sapata rígida, o valor de Iρ aumenta de 0,79 para 0,99 ao passar de sapata circular para quadrada. Isso ocorre porque a área do quadrado é maior do que a do círculo, quando o lado do quadrado é igual ao diâmetro do