Funções dos Lipídios
Também chamados de gorduras, os lipídios são formados da união de ácidos graxos e glicerol. Como os polissacarídeos e os dissacarídeos, são macromoléculas e não passam pela membrana do intestino.
As principais funções dos lipídios são:
Fonte Energética
Fornecem duas vezes mais energia que os glicídios (carboidratos), já que cada grama de lipídeo equivale a 9 kcal de energia, porém, não são preferencialmente utilizáveis pela célula. Toda vez que a célula necessita de uma substância energética, ela vai optar pelo uso imediato de um glicídio (glicose), já que são de fácil ingestão, para depois recorrer aos lipídios.
Os lipídeos também auxiliam no transporte e absorção de vitaminas lipossolúveis (A, D, E e K),que são a principal armazenamento de energia no organismo.
Estrutural
Certos lipídios fazem parte da composição das membranas celulares, que são formadas pela associação de lipídios e proteínas (lipoprotéicas), e atuam na proteção de diversos órgãos e ate nervos. Os mais importantes são: os fosfolipídios e o colesterol que são componentes das membranas celulares.
Isolante Térmico
Auxiliam na manutenção da temperatura do corpo dos animais endotérmicos (aves e mamíferos) por meio da formação de uma camada de tecido denominado hipoderme, a qual protege o indivíduo contra as variações de temperatura.
Proteção Mecânica
A gordura age como suporte mecânico para certos órgãos internos e sob a pele de aves e mamíferos, protegendo-os contra choques e traumatismos. Facilitação de determinadas reações químicas que ocorrem no organismo dos seres vivos. Possuem esta função os seguintes lipídios: hormônios sexuais, vitaminas lipossolúveis (vitaminas A, K, D e E) e as prostaglandinas.
Como se deve dar a obtenção e ingestão de Lipídios em uma dieta saudável
Os lipídios podem ser obtidos de fontes boas e ruins e são de diferentes tipos, podendo ou não ser prejudiciais à saúde,