Lipidios
Os lipídios têm papel fundamental em nossa alimentação servindo como material de construção de membranas celulares, aquecimento do nosso corpo e também como reserva de energia. Eles podem se encontrar na forma de gorduras, ceras, óleos e compostos relacionados.
Os ácidos graxos são as unidades fundamentais da maioria dos lipídios. Eles possuem um grupo carboxila único e uma "cauda" hidrocarbonada não polar.
Este trabalho tem como objetivo abordar de maneira geral os lipídios, explanando seu conceito, suas funções, classificações e importância para os seres humanos.
1 – CONCEITO
Constituem um grupo de compostos que, apesar de quimicamente diferentes entre si, exibem, como ca¬racterística definidora e comum, insolubilidade em água. Apresentam natureza hidrofóbica, ou seja, aversão à molécula de água. Esta propriedade geral dos lipídios e compostos relacionados se deve ao predomínio de longas cadeias hidrocarbonadas alifáticas ou de anéis benzênicos, que são estruturas não polares ou hidrofóbicas. Em alguns lipídios, tais cadeias podem estar ligadas a um grupo polar, o que permite que se liguem também à água. Essa característica é de fundamental importância, mesmo o organismo possuindo considerável concentração hídrica. Isso porque a insolubilidade permite uma interface mantida entre o meio intra e extracelular.
Fazem parte do quarto principal grupo de moléculas encontradas em todas as células. São solúveis em solventes orgânicos. Não são poliméricos, se agregam e nesse estado tem sua função como matriz estrutural das membranas biológicas.
Todos os lipídios contêm na molécula carbono, hidrogênio e oxigênio; em algumas classes são encontrados fósforo, nitrogênio e às vezes enxofre. Ocorre em quase todas as células animais e vegetais e podem ser facilmente extraído com solventes orgânicos de baixa polaridade.
2 – FUNÇÕES
As funções biológicas dos lipídios são tão diversas quanto a sua química. Em muitos