Herança do tipo xy
Os Cromossomos X e Y são Cromossomos que determinam o sexo dos indivíduos. Os homens são formados de cromossomos XY (heterogaméticos) e as mulheres de XX (homogaméticos). Portanto, entendemos que o pai é detentor dos cromossomos que determinam o sexo de seus filhos. Pois ele transmite seu cromossomo X para as meninas e o cromossomo Y para os meninos.
Estes cromossomos recebem o nome de heterocromossomos e seus genes são chamados heterossomicos. Homens: 44 autossomos + 02 heterocromossomos ( 44 A + XY ou 46 XY) | Mulheres: 44 autossomos + 02 heterocromossomos ( 44 A + XX ou 46 XX) | Y é menor que X, e tem uma forma muito curvada, e em certa região do cromossomo X aparecerão genes sem alelos correspondentes no Y.
Por ter uma forma muito curvada, no cromossomo Y aparecerem genes sem alelos correspondentes no X.
Nestas zonas sem alelos há genes localizados nos alossomos que são dividos em: * Herança ligada ao sexo; * Herança restrita ao sexo; * Herança parcialmente ligada ao sexo; limitada ao sexo; * Herança influenciada pelo sexo. Herança ligada ao sexo 1.1
Considera-se herança ligada ao sexo quando os genes envolvidos situam-se na porção não homóloga do cromossomo X.
Os critérios para identificar características recessivas ligadas ao cromossomo X podem ser resumidos assim: * É mais comum e mais frequente em machos; * Essas características são passados por um macho infectado para seus netos através de suas filhas por uma ação denominada efeito ziguezague. * Nunca será transmitido diretamente de pai para filho (masculino), um alelo ligado a X.
Fêmeas afetadas possuem pai afetado e mãe afetada ou portadora podem desenvolver Daltonismo (dificuldade de distinguir cores, principalmente vermelho e verde). E existe uma forma de Daltonismo que tem seus genes localizados em