PRÁTICA E POSSIBILIDADES DE MARKETING DE RELACIONAMENTO
Mococa / SP
2014
PRÁTICA E POSSIBILIDADES DE MARKETING DE RELACIONAMENTO.
Prática e possibilidades de marketing de relacionamento.
O marketing de relacionamento é a principal ferramenta para atrair e fidelizar os clientes na Instituição em que trabalho (Rede de Ensino Privado - setor administrativo). E tem como objetivos principais: colher o grau de satisfação interna dos alunos e pais; grau de desejo externo de possíveis clientes; valorizar a marca; apontar fatores que motivam os estudantes a escolherem determinadas escolas; desenvolver sentimentos de familiaridade, parceria, comprometimento; estabelecer um relacionamento com esses públicos de interesse e fidelizá-los.
Como já analisamos em nossos estudos,
O processo de coletar informações sobre ambientes externos e internos de marketing é definido por Boone e Kurtz (2009) como análise do ambiente e o seu objetivo é identificar e interpretar as tendências potenciais, ou seja, que estão por acontecer, e analisar se essas tendências representam oportunidades ou ameaças relevantes.
Este conceito define bem uma prática existente em nossa Instituição, onde ocorre a cada seis meses, uma reunião do Conselho Diretor exclusivo para este tipo de análise, onde debatemos e elegemos as principais forças e fraquezas, oportunidades e ameaças; elaboramos ações e projetos estratégicos para alcançar vantagens competitivas, norteando todo o trabalho de marketing.
Considerando o ato de escolha e tratando-se de uma Instituição de
Ensino Fundamental e Médio, observo que temos consumidores
(clientes/compradores) diferentes por níveis, ou seja, o consumidor da Educação
Infantil até 5º ano do Ensino Fundamental são os Pais ou responsáveis pelos alunos, já o consumidor do Ensino fundamental II (6º ao 9º anos) e Ensino Médio são os próprios alunos. Sendo os consumidores diferentes, segundo Kotler e keller, o comportamento destes é