Hadaico
- Era entre o mais conhecido antigo e o pré-câmbrico, não é um período geológico verdadeiro. Nenhuma rocha é tão antiga com exceção dos meteoritos.
- Durante o Hadaico, o sistema solar estava a formar-se provavelmente dentro de uma grande nuvem de gás e poeira em torno do sol. A abundância relativa de alguns elementos mais pesados no sistema solar sugere que este gás e poeira eram derivados de uma supernova.
- Os meteoritos mais velhos e as rochas lunares têm aproximadamente 4,5 mil milhões de anos, mas a rocha mais velha da Terra conhecida atualmente tem 3,8 mil milhões de anos. Por algum tempo, durante os primeiros 800 milhões de anos da sua história, a superfície da Terra mudou do estado líquido para sólido.
- Começou assim a história geológica da Terra.
Arcaico
- Teve início há 4280 M.a e final há 2500 M.a
- Começou-se a formar rochas e as placas continentais.
- Os organismos eram limitados a simples organismos unicelulares não nucleados, chamados procariontes.
- A atmosfera era composta maioritariamente por metano, amónio e outros gases que seriam tóxicos para a maioria da vida na nossa atualidade.
- Aparecimento da camada de Ozono, que reduziu a quantidade de luz ultravioleta que causa mutações nos ácidos nucleicos.
Proterozóico
- Teve inico há 2,5 biliões de anos e final há 541 M.a.
- Neste Eon os eventos tectónicos a nível global eram muito semelhantes aos da atualidade. Formou-se, assim, um supercontinente chamado Rodínia que ocupava toda a região do pólo sul. Um dos acontecimentos mais importantes do Proterozóico foi a acumulação de oxigénio na atmosfera da Terra, a chamada crise geológica do oxigénio. Esta correspondeu à passagem de uma atmosfera redutora para uma atmosfera oxidante. Este aumento de oxigénio foi consequência do aumento de organismos. As consequências do aumento de oxigénio foram: o aumento das formações de ferro em bandas e a primeira grande extinção. Esta extinção correspondeu à morte das bactérias