Ovo Misterioso
ABRIL 2007
Em Busca dos Fósseis
No decurso dos últimos 4600 milhões de anos, a Terra transformou-se de um amontoado de poeiras e detritos espaciais em fusão para o planeta com oceanos azuis que hoje conhecemos.
Estas mudanças – o aparecimento de água e de uma atmosfera, os primeiros organismos microscópicos, a evolução de um conjunto muito vasto de animais e plantas complexos – deixaram a sua marca, em particular nas rochas.
Nos últimos duzentos anos, os cientistas conseguiram reconstituir a história geológica e biológica do nosso planeta.
A História da Terra Escrita nas Rochas
Ao longo dos milhares de milhões de anos da existência da Terra ocorreram inúmeros fenómenos dos quais não temos conhecimento uma vez que não deixaram registo por terem sido apagados por outros mais recentes. Porém muitos ficaram registados nas rochas formadas ou edificadas ao longo do tempo geológico, permitindo ao Homem conhecer melhor o planeta que habita.
O estudo do registo geológico gravado nas rochas, permitiu desvendar segredos nelas encerrados e a pouco e pouco reconstituir o grande livro do passado da Terra, com inúmeros capítulos cuja leitura nos levaram a descobrir como se formaram e transformaram continentes e oceanos, como evoluíram os seres vivos, como se modificou o clima e o meio ambiente e quais as grandes catástrofes naturais que ocorreram. Dentro de cada capítulo, a ordenação das suas páginas é uma tarefa infindável que os geólogos de todo o Mundo prosseguem continuamente, dia a dia, ano a ano, através de intensos trabalhos de levantamento de campo e de variados estudos e experiências que conduzem a novas descobertas e conhecimento, que vão permitindo ordenar e acrescentar mais páginas a este grande livro.
A Importância do Estudo dos Fósseis
O estudo dos fósseis proporcionou ao Homem uma viagem no tempo geológico, possibilitando a reconstituição do que seria o mundo vivo em tempos geológicos passados e fornecendo a chave