BASES DA CULTURA GREGA
1. O herói é um dos elementos centrais da épica antiga. Quais são as principais características do herói?
O Heroi Grego – Honra e Excelência
Mergulhando nos longos versos dos poemas épicos gregos, somos envolvidos num universo de aventuras, que narram histórias de homens e suas grandes realizações. Denominado HEROI, esse destemido personagem, além de seu aspecto mítico (com feitos extraordinários), também possui traços de caráter religioso (exaltado por suas proezas e adorado, através de cultos e memoriais), assim como vemos, nos dias de hoje, as homenagens póstumas aos combatentes de guerra, conservando assim a história de seus atos gloriosos. O heroi épico era um semideus (alguém com ascendência divina, porém mortal), que viveu no passado, possuindo características que o destacava dentre as pessoas comuns. Essas qualidades eram chamadas pelos gregos de “Areté” (que significa Excelência) e, através dela, esse heroi se revelaria um guerreiro invencível, ou um grande orador (com exímia aptidão com as palavras), ou qualquer outra habilidade que o tornasse superior aos demais; Eram essas qualidades (Areté) que produziam algo imprescindível para o heroi: a Honra (do grego timé), que lhe concedia além do status diante da sociedade, os prêmios, troféus e recompensas de batalhas (bens de conquista). O heroi era um homem devoto, fiel a uma divindade (respeitando, cultuando e oferecendo sacrifícios) e também hospitaleiro (justo, que acolhia ao estrangeiro com dignidade).
2. Platão afirma que a escrita é um phármakon. O termo phármakon, em grego, tem um duplo sentido. Quais são esses sentidos? Por que razões (positivas e negativas) Platão qualifica a escrita de phármakon?
O Elixir da Memória e da Sabedoria
“Phármakon” é uma palavra grega com significado ambíguo: REMÉDIO e VENENO. Dela originou-se o termo “farmácia”, onde os dois sentidos (bem e o mal) estão fortemente entrelaçados, seja pela origem de alguns