Marketing de Relacionamento
SEQUENCIAL- GRADUAÇÃO EM GESTÃO E EMPREENDIMENTOS EM SAÚDE
Administração de Marketing
Marketing de Relacionamento
Por: Julyane Rodrigues de Oliveira
Orientadora:
Profª: Auristela Cunha
BRASÍLIA, DF
ABRIL DE 2014
INTRODUÇÃO
O presente trabalho é apresentado como requisito parcial para a conclusão da disciplina de Administração de Marketing sob a orientação do Profª. Auristela Cunha. Visa Analisar a dinâmica do Marketing de Relacionamento, onde consiste na atenção para as estratégias relacionais, tendo em vista a manutenção dos relacionamentos da firma com seus clientes, sendo o objetivo resultados continuado, ou seja, promover negócios vindouros. Complementa a carga horária dos 20% utilizados à distância e os sessenta minutos de hora/aula do projeto pedagógico do curso.
Marketing de Relacionamento
O conceito do Marketing de Relacionamento, surgido no início dos anos 1980, é relativamente recente, mas se faz essencial no cotidiano das organizações orientadas para cliente. Esta filosofia de gestão surgiu da necessidade constante de reformular as atividades organizacionais para atender constantes mutações nos desejos dos consumidores, uma alteração de percepções que aumenta ao passar do tempo e exige relacionamentos mais próximos entre empresas e clientes. A premissa do marketing relacional “consiste em manteruma base de clientes rentáveis e fiéis” (BRAMBILLA, 2008, p.110). Entende-se que esta retenção somente é possível quando a empresa muda sua orientação de vendas para uma outra perspectiva, baseada em relacionamentos, interações e satisfazer aos desejos dos clientes. A contrapartida desta interação é a possibilidade de formar uma carteira de clientes premium.
Marketing de Relacionamento, conforme Brambilla (2009) consiste na atenção para as estratégias relacionais, tendo em vista a manutenção dos relacionamentos da firma com seus clientes, sendo o objetivo