Prática de Separação de Misturas
Quando nós utilizamos substâncias, elas geralmente estão na forma de solução. Podendo estar tanto na forma de uma mistura homogênea como heterogênea.
Mistura, é uma porção de matéria que contém duas ou mais substâncias puras. E quando adicionadas em um recipiente deixam de ser substâncias puras e passam a ser denominadas misturas. Elas podem ser fracionadas através de processos físicos e/ou mecânicos.
As misturas podem ser classificadas entre heterogêneas ou homogêneas. Não são todas as misturas heterogêneas que podem ser percebidas a olho nu. Muitas vezes, somente com o auxílio do microscópio é possível diferenciar as fases, como no caso do sangue e do leite.
As misturas, também podem ser misturas sólidas, como o granito – que é composto por quartzo, mica e feldspato – e gases com densidades que apresentam grandes disparidades, abrindo assim o leque de opções quanto a variedade de misturas.
Separação de misturas
São geralmente feitas por processos físicos ou mecânicos. Os físicos são mais utilizados em misturas homogêneas, geralmente usando mudanças no estado físico, como a evaporação, a destilação e a liquefação. Os mecânicos utilizados em misturas heterogêneas, pela facilidade de identificação visual, como a decantação, a centrifugação, filtração, dissolução, catação, peneiração, levigação, imantação e sifonação.
São estes alguns processos:
●Decantação
A decantação é um processo de separação de misturas heterogeneas, principalmente de misturas compostas por líquidos imiscíveis. O recipiente contendo as substâncias é inclinado, derramando a substância mais leve (que fica em cima), em outro recipiente.
●Centrifugação
A centrifugação é um processo de separação em que uma amostra fluida é submetida a um aparelho centrifugador ou centrífuga a fim de se promover a separação dos componentes via sedimentação dos líquidos imiscíveis de diferentes densidades.
●Filtração
A filtração é um método