separação de misturas Relatório de aula pratica
Relatório IV: Processos de Separação de Misturas
Marabá
Outubro/2013
Universidade Federal do Pará
Campus Universitário de Marabá
Faculdade de Engenharia de Materiais
Curso de Engenharia de Materiais
Relatório IV: Processos de Separação de Misturas
Adrieli Oliveira da Silva 13123002107
Dupla de laboratório: Vanessa Ferreira
Marabá
Outubro/2013
I. Objetivo
Objetivaram-se, durante os experimentos realizados no laboratório, analisar e compreender as diferenças entre as misturas homogêneas de misturas heterogêneas; observar e perceber as fases de um sistema; distinguir maneiras de separação de misturas (reagentes); saber quais os métodos de filtração mais eficiente para cada tipo de solução, abordada;
II. Introdução
A maioria das substâncias que utilizamos é encontrada na natureza misturada a outras.
Mistura é a associação de duas ou mais substâncias diferentes cujas estruturas permanecem inalteradas, isto é, não ocorre reação química entre elas.
Para separar os componentes de uma mistura, devemos verificar que tipo de mistura é. Existem dois tipos de mistura: homogênea e heterogênea.
Mistura Homogênea: apresenta-se uniforme e com características iguais em todos os seus pontos. São formados por uma fase.
Mistura Heterogênea: podemos ver a olho nu ou ao microscópio, os diferentes materiais que formam o sistema, não apresentam as mesmas propriedades em toda a sua extensão. São formados por mais de uma fase.
Dentro de um laboratório pode-se trabalhar com várias técnicas de separação de mistura, a escolha do melhor método envolve o conhecimento das propriedades específicas das substâncias que compõem a mistura.
i.i Separação de misturas heterogêneas:
Misturas formadas por sólidos:
Peneiração: baseado na diferença de tamanho dos sólidos. Usam-se peneiras com