Relatorio de quimica
I. 1- MISTURAS HOMOGÊNEAS E HETEROGÊNEAS
Quando duas ou mais substâncias se associam, tal associação denonima-se uma mistura. Há duas classificações para misturas.
Pelo método da observação visual, a olho nu ou com auxílio de lentes e microscópios. Quando for possível distinguir o que forma a mistura, ela é uma mistura Heterogênea. Quando não for possível distinguir, é uma mistura Homogênea.
Cada aspecto distinto que pode ser observado é chamado de fase. Portanto, misturas heterogêneas são polifásicas (bifásicas, trifásicas, ...), ou seja, possuem mais de uma fase, e misturas homogêneas são monofásicas.
Há situações em que substancias puras poderm apresentar fases distintas devido a estados físicos diferentes, por exemplo um copo de água (H2O) e gelo (H2O) uma única substância e duas fases, uma líquida e outra sólida.
Misturas Homogêneas = É a mistura que apresenta sempre as mesmas características. Contendo apenas uma fase.
Misturas Heterogêneas = É a mistura que não apresenta as mesmas características. Contendo mais de uma fase.
I. 2 – SEPARAÇÃO
“Os materiais encontrados na natureza são, em geral, misturas de várias substâncias. Mesmo em laboratório, quando tentamos preparar uma só substância, acabamos normalmente, chegando a uma mistura de substâncias”(FELTRE, 2004).
É muito importante separar os componentes das misturas até que cada substância pura fique totalmente isolada das demais.
“Essa separação chama-se desdobramento, fracionamento, resolução, ou até análise imediata da mistura”(FELTRE, 2004).
Após a análise imediata da mistura é necessário a verificação da pureza das substâncias. São usadas constantes físicas das propriedades específicas como; ponto de fusão, ponto de ebuliçao, densidade e calor específico. Há várias métodos de separação, eficientes para diferentes misturas.
I. 3 – TÉCNICAS DE SEPARAÇÃO DE MISTURAS HETEROGÊNEAS
Imantação, Filtração, Flotação, decantação, dissolução fracionada, centrifugação,