O Mercado e a Gestão de Pessoas
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
Curso superior de tecnologia em gestão DE RECURSOS HUMANOS
MÁIRA MALLMANN
O MERCADO E A GESTÃO DE PESSOAS.
PORTO VELHO - RONDÔNIA
2011
1. INTRODUÇÃO
Neste portifólio o que fica em evidência que a comunicação é fundamental para o desenvolvimento de qualquer meio social. Através da linguagem pode ser transmitidos idéias e valores na troca de conhecimentos.
Com as tecnologias avançadas faz-se necessário a melhoria do ambiente empresarial ou mesmo pessoal, na qual empresas têm investido em seus colaboradores para um mercado mais competitivo e tecnológico.
A economia está entre os fatores mais ditos no mundo atual, tratando-se de diversos fatores como a produção total de bens, inflações, desemprego, taxa de natalidade e mortalidade, índice do desenvolvimento humano, educação, saúde etc.
2. DESENVOLVIMENTO
A teoria geral da administração começou com a ênfase nas tarefas, com a administração científica de Taylor. A seguir, a preocupação básica passou para a ênfase na estrutura com a teoria clássica de Fayol e com a teoria burocrática de Max Weber.
Fayol foi o primeiro a definir as funções básicas do Administrador: planejar, organizar, controlar, coordenar e comandar (POCCC). Atualmente, com as contribuições da Abordagem Neoclássica da Administração, os princípios foram retrabalhados e são conhecidos como Planejar, Organizar, Dirigir e Controlar (PODC). Ressalte-se, então, que destas funções as que sofreram transformações na forma de abordar foram "comandar e coordenar".
As relações interpessoais humanas, são voltadas para as organizações empresarias, trabalho em equipe, lidar com situações conflituosas e entender sobre o comportamento dos diferentes grupos seja os formais ou informais. As relações interpessoais acontecem de forma mais precisa quando há uma interação mais efetiva entre os indivíduos seja em meio familiar, educacional, institucional ou profissional, pois