Relatório da prática 04: SEPARAÇÃO DE MISTURAS
CAMPUS
DISCIPLINA QUÍMICA EXPERIMENTAL
PRÁTICA Nº 4
SEPARAÇÃO DE MISTURAS.
FEVEREIRO/2014
1 INTRODUÇÃO
Em Química, separações de misturas são utilizadas para isolar substâncias (ou outras misturas) em um sistema qualquer nos dois ou mais componentes originais. A separação de misturas é muito importante, pois para obtermos resultados mais corretos em pesquisas e experiências, é necessário que as substâncias químicas utilizadas sejam as mais puras possíveis. Para a separação de misturas é necessário observar alguns fatores, como se a mistura é homogênea ou heterogênea.
Misturas homogêneas são aquelas em que não são possíveis as distinções de fases, nem mesmo com um moderno microscópio eletrônico. Um grande exemplo é a água do mar: apesar da alta concentração de sais minerais, os mesmos não são distinguíveis em uma amostra. Já as misturas heterogêneas são aquelas em que são possíveis as distinções de fases, na maioria das vezes sem a necessidade de utilizar equipamentos de aumento (como o microscópio). Um grande exemplo é o ar poluído das grandes cidades: apesar da aparência homogênea, os sólidos em suspensão podem ser retidos por uma simples peneira.
Verificado se a mistura é homogênea ou heterogênea aplica-se a melhor técnica para a mistura. Em casos de misturas homogêneas pode ser aplicada a separação por destilação simples para misturas de sólidos e líquidos, destilação fracionada para misturas de líquidos com ponto de ebulição diferente. Já nas misturas heterogêneas são utilizadas a filtração simples para mistura de sólidos e líquidos, separação magnética para separar materiais metálicos dos demais, etc.
2 OBJETIVOS
Distinguir os sistemas homogêneos e heterogêneos.
Definir fases de um sistema.
Executar os principais processos de separações utilizados num laboratório.
3 PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
PARTE A: FILTRAÇÃO SIMPLES
Mediu-se