Gamagrafia
A segurança da estrutura de uma aeronave, a qualidade das soldas de um oleoduto ou a resistência das lajes de concreto de um prédio são exemplos do que pode ser analisado com aplicação da gamagrafia industrial, técnica já bastante presente no Brasil. A utilização de raios Gama permite uma avaliação de integridade de diferentes estruturas sólidas.
A gamagrafia industrial é um tipo de radiografia, com algumas semelhanças com a que se faz, por exemplo, na área médica para verificar fissuras e quebras da estrutura óssea. Em ambos os casos é possível gerar imagens que refletem a integridade de material sólido. Porém, há algumas diferenças bastante fundamentais. A gamagrafia usa raios Gama, diferente do diagnóstico médico e odontológico, que aplica raios X. Enquanto a radiografia convencional tem grande aplicação em diagnósticos do corpo humano, a gamagrafia tem um uso intenso sobre estruturas metálicas (aviões e oleodutos) e de concreto.
Com a gamagrafia é possível checar se a estrutura metálica de um avião, como as soldas que ligam as asas ao corpo da aeronave, estão intactas, sem fissuras ou outro sinal de comprometimento. Na construção civil, a resistência e compactação de uma laje de concreto podem ser analisadas. Outra aplicação relevante é na construção de oleodutos e gasodutos, formados por uma infinidade de tubos metálicos soldados. A gamagrafia tem sido usada para identificar problemas justamente nas soldas destas estruturas.
O Workshop, que será realizado na sede da CNEN, localizada no Rio de Janeiro, vai intensificar a comunicação da Comissão com os responsáveis pela proteção radiológica em instalações que usam fontes radioativas para gamagrafia industrial. O evento quer também reunir representantes de empresas contratantes deste tipo de serviço. O objetivo é atualizar e disseminar conhecimentos sobre lições aprendidas em acidentes envolvendo gamagrafia industrial e também aperfeiçoar a cultura de segurança e proteção radiológica, o que