Ensaio por ultra som
Ensaio Não Destrutivo - END
Prof. Luciano Santa Rita Oliveira http://www.lucianosantarita.pro.br E-mail: tecnologo@lucianosantarita.pro.br
Ensaio Não Destrutivo - END
Conteúdo programático:
Introdução a END; Conceitos de processos de fabricação e descontinuidade; Conceitos de Controle de Qualidade; END: Ensaio Visual; END: Liquido Penetrante; END: Partícula Magnética; END: Ultra som; END: Raios X e Gamagrafia; Sistema Nacional de Certificação.
2
Ensaio Não Destrutivo - END
Referências Bibliográficas:
Notas de aula; Ensaios Não destrutivos ( www.infosolda.com.br ) ABENDI ( www.abende.org.br )
3
Introdução a END
Como
garantir
que
materiais,
componentes
e
processos utilizados nas indústrias automobilísticas, petróleo e petroquímicas, geração de energia inclusive nuclear, siderúrgica, naval e aeronáutica tenham a qualidade requerida?
4
Introdução a END
Como garantir a isenção de defeitos que possam comprometer o desempenho das peças? A resposta para estas questões estão em grande parte na inspeção e na aplicação dos Ensaios Não Destrutivos. Destrutivos
5
Introdução a END
Definição:
São ensaios realizados em materiais e/ou produtos acabados ou semi acabados para verificação da possível existência de descontinuidades ou defeitos. Este tipo de ensaio não danifica o produto ou material examinado, permitindo sua utilização posteriormente.
6
Introdução a END
Tipos de Ensaios
Ensaio Visual; Líquidos Penetrantes; Partículas Magnéticas; Ultra som; Raios X e gamagrafia.
7
Introdução : Ensaio Visual
É o primeiro END aplicado em qualquer tipo de peça ou componente, frequentemente associado a outros ensaios de materiais. É um importante recurso na verificação de alterações dimensionais, padrão de acabamento superficial e na observação de descontinuidades superficiais visuais em materiais e produtos em geral.
Fonte: ABENDI
8
Introdução : Liquido Penetrante
Buscam detectar