a russia czarista e a revoluçao
Processos Gerais de Separação de Misturas: Filtração e Decantação.
Coronel Fabriciano
2012
Relatório Aula Prática 04:
Processos Gerais de Separação de Misturas: Filtração e Decantação.
Relatório referente às exigências da disciplina Química Geral do curso de Engenharia Mecânica e Engenharia Metalúrgica.
Componentes:
Eric Martins Oliveira
Matheus Carvalho Aguiar
Professora:
Viviane Macedo Reis Araujo
Coronel Fabriciano – MG
Março / 2012
1. OBJETIVOS
Realizar separação de componentes de vários tipos de misturas usando-se filtração e decantação.
Obter resultados sobre Filtração e decantação.
2 INTRODUÇÃO
A filtração e um processo usado para a separação de misturas heterogêneas, constituídas de um componente solido e outro liquido ou de um solido e outro gasoso. A mistura deve passar através de um filtro, que e constituído de um material poroso. Existem alguns tipos de filtração entre eles a filtração simples, filtração a vácuo ou por sucção e a filtração a quente.
A filtração simples e uma operação que consiste em separar líquidos e sólidos, através de papel(papel filtro) ou algodão ou ainda algodão de vidro. Já a filtração a vácuo ou por sucção possui vantagens sobre a simples por ser mais rápida e por deixar menor quantidade de impurezas e solvente no sólido. O aumento de velocidade da filtração e provocada pelo aumento no fluxo de filtração devido a sucção provocado pelo vácuo. E a filtração a quente e utilizada quando as substâncias são solúveis a quente e insolúveis a frio, geralmente cristalizáveis a temperatura ambiente e cujas impurezas sólidas são também a quente.
A decantação e um processo utilizado para separar os componentes de misturas heterogêneas, constituídas de um componente sólido e outro liquido ou de dois componentes líquidos, estes líquidos devem ser imiscíveis. Esse método consiste em deixar a