prova
FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS
BACHAREL EM ENFERMAGEM
GILMÁRIA SANTOS SILVA
CUIDAR EXPRESSÃO HUMANIZADORA DA ENFERMAGEM
Fichamento apresentado no curso de Enfermagem da Faculdade AGES como um dos pré-requisitos para a obtenção da nota parcial da disciplina História da Enfermagem no 1º período, sob orientação do Prof. Rodrigo.
Paripiranga
Setembro de 2014
CREDENCIAIS DO AUTOR
Vera Regina Waldow é enfermeira com mestrado e doutorado em Educação no Teachers College. Docente na Escola de enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul é reconhecida nacionalmente como uma das pioneiras a introduzir na literatura científica da enfermagem a categoria do cuidado. Em seus estudos, evidencia o cuidado com a essência na prática da enfermagem e alerta para a conscientização de toda a equipe quanto a sua importância e valor de suas ações na melhoria continua da assistência.
RESUMO
A obra em estudo traz uma visão a respeito do ato de cuidar e humanizar, desde a sua forma histórica, passando por toda a sua evolução, mostrando diferentes formas no processo de realização do mesmo. De forma que ambos os conceitos se unam em função do principal objeto, nesse caso o paciente, para que ele se sinta o mais confortável possível já que ele está em uma situação que não traz nenhuma comodidade. A questão de humanizar vem sido tratada com certa preocupação em inseri-la no currículo do enfermeiro por sua tamanha importância na recuperação dos enfermos, sendo que a autora aborda diferentes formas de cuidar deixando de lado a parte administrativa e levando em consideração a parte afetiva por parte dos cuidadores mesmo que aqueles a quem ele deve auxilio sejam meros desconhecidos por parte do qual ele deve assistência. Nesse contexto a autora aborda o fato de que não só a enfermagem, mas também qual quer outra área seja pautada por cuidado e acolhimento.
CUIDADO: O DOMÍNIO UNIFICADOR DA ENFERMGEM
“Oferecer cuidado