Templarios
A Ordem dos Pobres Cavaleiros de Cristo e do Templo de Salomão, ou como é mais conhecida a Ordem dos Cavaleiros Templários, foi basicamente uma ordem militar de cavalaria fundada com principal objetivo de proteger os peregrinos cristãos nas estradas que levavam a Jerusalém, após ela ter sido reconquistada. Porém, como diz Michael Lamy (Os Templários, 4°ediçao, p.6):
A história da ordem do templo é um terreno escorregadio que provoca desconfianças aos universitários actuais. Demasiado enigmático, demasiado ligado ao esoterismo [...] No entanto, deu origem, ao longo do tempo, a inúmeras obras de qualidade.
Durante esse período a igreja católica exercia um grande poder politico, onde em meio a uma sociedade descentralizada, que desde a queda do império romano do ocidente, os reis vinham perdendo poderes para os senhores feudais. A igreja, além da grande influência politica, atuava como mediadora, julgando e condenando conforme suas leis e patrocinava guerras, disputas por territórios.
Esse trabalho baseia-se em três pontos principais, o primeiro ponto pretende entender a origem da ordem do templo, os objetivos por trás de sua criação, sendo esses a proteção dos peregrinos e a contenção do avanço muçulmano. O segundo ponto pretende analisar a influencia da igreja católica na Europa medieval, o que nós leva ao terceiro ponto que procura esclarecer como a Ordem criada por Hugo de Payens, primeiro Grão-mestre, no inicio recebeu grandes privilégios da igreja católica e depois, veio a acabar, quando sob a liderança de Jacques DeMolay, pelas mãos da mesma.
Sendo a questão principal do trabalho está a pergunta: de que modo a relação entre a Ordem do Templo e a Igreja Católica modificou-se para que a mesma instituição que apoiou a Ordem em seu inicio fosse responsável por seu fim, confiscando suas posses e condenando seus membros como hereges? Essa questão pretende explorar a historia dos templários em busca do que tenha causado essa mudança, sendo ela um